1. O que é o Microsoft Teams?

O Teams  é um software da Microsoft desenvolvido para a colaboração de equipes. O conceito inicial do aplicativo foi desenhado para colaboração de equipes corporativas, mas ultimamente tem sido utilizado também para fins educacionais.

Pensando na finalidade educacional, o Microsoft Teams funciona como um hub digital entre professores, alunos e coordenações de curso e direção da Unidade Acadêmica. Ele reúne conversas, conteúdo e aplicativos em um só lugar, simplificando o fluxo de trabalho dos coordenadores e diretores ao mesmo tempo que permite que os professores criem ambientes personalizados de aprendizado. 

O professor pode criar suas salas de aula colaborativas, personalizar o aprendizado com tarefas, conectar-se com os alunos, otimizando a comunicação. Nas equipes, os professores podem conversar rapidamente com os alunos, compartilhar arquivos e sites, criar um bloco de anotações de classe do OneNote e distribuir e classificar tarefas. Os alunos são livres para usar as ferramentas da Microsoft com as quais estão mais familiarizados - Word, PowerPoint, OneNote e Excel -, além de acessar sites e outros aplicativos de terceiros usados ​​com freqüência. Os blocos de anotações de classe OneNote estão também integrados e o gerenciamento de tarefas de ponta a ponta permitem que os professores organizem aulas interativas, ofereçam aprendizado personalizado e forneçam feedback.

Em suma, é uma ferramenta que pode ajudar nas tarefas administrativas e de sala de aula dos professores.

Direção, coordenação e professores podem se comunicar e colaborar com toda a equipe em um local. Políticas e procedimentos, formulários, instruções para várias tarefas e responsabilidades, sites dentre outros materiais podem ser compartilhados nas equipes para acesso rápido.

O Teams também oferece suporte a reuniões on-line com compartilhamento de tela e anotação do quadro branco que podem ser gravadas, salvas automaticamente e transcritas no Stream.