13. Wiki

O que é Wiki?

Wiki é uma ferramenta presente no AVA Moodle que permite a construção de textos de forma colaborativa entre os participantes que compõem o grupo. Possui vários recursos que possibilitam a criação, correção e complementação de textos de forma coletiva. Também é possível compartilhar arquivos e comunicar utilizando a opção comentários.

Como utilizar a atividade Wiki?

Em sua área de trabalho no ambiente Moodle clique na atividade do tipo Wiki para termos acesso a ela.

print wiki

Abrirá uma tela com orientações da atividade e logo abaixo um botão para Criar página caso você seja o primeiro participante a iniciar o texto colaborativo.

print wiki

Caso o texto já tenha sido iniciado por outro participante, você encontrará as abas: Visualizar, Editar, Comentários, Histórico, Mapa, Arquivos e Administração.

Para iniciar o seu texto clique no botão Criar página ou na aba Editar que abrirá o editor de texto da Wiki, conforme poderá visualizar.

print wiki

Para facilitar a visualização da sua participação na atividade pelos colegas de grupo, sugerimos que escolha uma cor de fonte para escrever o seu texto, clicando no ícone “Mais cores”, conforme indicado na figura a seguir.

print wiki

O editor de texto pode ser utilzado para formatar todo o texto, ele possui vários recursos. E após feita a sua contribuição no texto, você poderá finalizar clicando na opções Salvar ao final da página da Wiki.

print wiki

Você poderá acessar o ambiente Wiki e contribuir com a construção do texto quantas vezes quiser, basta clicar novamente na aba Editar.

Para conversar com o grupo você poderá utilizar além do fórum de discussão da atividade, a aba Comentários.

print wiki

Para postar seu comentário clique na opção Adicionar comentário, conforme apresentado na figura, o editor vai abrir para que possa inserir a mensagem, e ao finalizar clique em Salvar mudança ao final da página.

print wiki